Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

A pop art de Andy Warhol visita Lisboa

A Pop Art nasceu na década de 50, em Londres, mas obteve o seu maior desenvolvimento nos Estados Unidos na década seguinte. Sendo um dos meus movimentos artíticos favoritos, não podia deixar de visitar a exposição do artista que é considerado o "pai" da pop art “Andy Warhol – Icons – Psaier and The Factory Artworks”, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Esta exposição integra o projecto A Arte Chegou ao Colombo, iniciativa lançada em 2001 e que, em anos anteriores, teve parcerias com o Museu Coleção Berardo (2011) e o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga (2012). Em 2013 e com a curadoria da exposição entregue ao crítico e historiador de arte italiano Maurizio Vanni e Guta Moura Guedes, diretora da ExperimentaDesign, chegam à Praça Central do Colombo 32 obras originais criadas através de fotografias, serigrafias, desenhos, colagens, e cartazes, entre as quais a famosa “Campbell’s Soup” e retratos de Marilyn Monroe e Mick Jagger. Podem também ser conhecidas algumas obras de Pietro Psaier, artista que colaborou com Andy Warhol.

 
A exposição temporária diferencia-se de outras exposições pela estrutura que a acolhe. Fiquei fascinada com a criatividade do Atelier de Arquitetura Likearchitects. Recorrendo ao ambiente industrial e ao imaginário pop característico do movimento, o Atelier utilizou 1500 latas metálicas e um tecto transparente para criar a estrutura (como podemos ver na imagem acima apresentada).    
 
Aqui ficam algumas imagens da exposição, das obras que mais gostei de ver ou rever:
(esta última imagem é de uma das criações de Pietro Psaier)
 
“Andy Warhol – Icons – Psaier and The Factory Artworks" chegou ao Colombo no dia 15 de Abril e por lá vai permanecer até dia 11 de Julho. Para além de ter obras originais do importante artista que foi (e ainda é) Andy Warhol no panorama artístico mundial,  o facto de ter entrada livre é mais uma razão para visitarem esta exposição.  

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.