21º Curtas Vila do Conde
Começa hoje o 21º Curtas Vila do Conde. Este Festival Internacional de Cinema tem excelentes oportunidades num extenso programa para guiar os amantes de cinema numa experiência nova ou renovada no âmbito da Competição Nacional e da Competição Internacional (competições de curtas-metragens), do cinema português que chega das escolas (TAKE ONE!), da junção entre música e cinema em espectáculos ao vivo (Stereo), ou da Exposição "Film". Não posso esquecer o autor em destaque este ano, Bill Morrison, que para além de ver alguns dos seus filmes exibidos irá dar um Masterclass de Cinema Experimental.
Depois de analisar o programa, com 17 filmes de produção nacional e 34 filmes de todo o mundo entre ficção, documentário e animação, alguns deles chamaram-me a atenção, na maioria os portugueses (alio-me a um slogan conhecido para dizer que "O que é nacional, é bom"); os trabalhos saídos das escolas (gosto de conhecer o resultado do trabalho que os alunos vão desenvolvendo) porque quem nunca viu podia surpreender-se com a qualidade que, por vezes, é apresentada; mas também alguns internacionais (não muitos, confesso).
1) "No Nevoeiro", de Sergei Loznitsa (longa-metragem)
5) Na secção Panorama Nacional, "A Palestra", de Bruno de Almeida (Ficção)
"Um escritor americano é convidado a visitar Guimarães para dar uma palestra sobre a obra de Edgar Allan Poe. O que poderia ser uma agradável viagem de trabalho torna-se num pesadelo quando a sua própria paranóia transforma a realidade…. ou será mesmo assim?"
Todas as imagens e sinopses foram retiradas da página oficial do 21º Curtas Vila do Conde assim como da respectiva página do Facebook. Podem ainda ler o Jornal Curtas 2013 com toda a informação sobre o festival, os horários e outras informações relevantes aqui.