Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

E Jesus manda

O jogo de futebol Vitória de Guimarães - Benfica de ontem acabou mal, com Jorge Jesus a defender um adepto das "garras" da polícia e, ao mesmo tempo, a "meter-se em trabalhos" que podem prejudicá-lo, a ele e ao Sport Lisboa e Benfica. Se gostei do que vi? Não sei. Sinceramente, não consigo dizê-lo com certeza. Para mim, é claro que Jorge Jesus não deveria fazer uso da força para impedir que os polícias e seguranças agarrassem os adeptos. Mas, se essa é uma verdade, outra é que normalmente a polícia também "abusa" da força e poder que tem para acalmar os adeptos e, por vezes, usa demasiada força para a ocasião. Depois de ver as imagens várias vezes só consigo perceber que desta vez isso aconteceu. Por essa razão, obrigado Jorge Jesus. E Sulejmani, espero que te tenha passado o estado de espanto. Mas, podes começar a habituar-te! Os adeptos estavam felizes com a vitória, todos queriam a camisola do seu jogador favorito, quem sabe até cumprimentá-lo. Isso é crime? Invadir o campo não é a melhor forma de mostrar essa paixão pelo futebol? Claro que não!  Destruiram alguma coisa? Partiram cadeiras? Causaram algum incêndio? Roubaram alguém? Isso é que deve ser apurado... Não é só pelo facto de serem adeptos e provavelmente elementos de alguma das claques (não oficiais) do Benfica que os polícias e seguranças devem usar toda a força que têm.

Chegados a esta conclusão, gostaria agora de lembrar todos os que se "revoltam" contra este caso que, pelo menos, o Estádio da Luz é propriedade dos adeptos. Não são eles os donos, é certo, mas sem eles aquilo não seria mais do que um local onde é suposto jogar futebol, embora nunca pudesse deixar de ser a obra de arte que é. Na realidade, são os adeptos que dão vida ao estádio e que contribuem para que certos clubes sejam tratados como "grandes". Um clube de futebol não se resume a bons jogadores, bons treinadores e presidentes respeitados. É olhar para o caso do Sporting. Tudo o que os sportinguistas passaram na época 2012/2013 até poderia ter acabado com o gosto dos adeptos em irem apoiar a equipa aos estádios onde joga mas provou-se o contrário. Os sportinguistas sempre estiveram com a equipa e o apoio que têm dado ao seu clube até esta jornada é claro e nota-se a mais-valia que é para um bom jogo de futebol.

Acrescento que já não é novidade para ninguém que Jorge Jesus defende os adeptos, mesmo que eles nem sempre o defendam. Acredito que não é por causa dos supostos "problemas de balneário" dos quais tanto se fala, ou por ter algum tipo de dívida para com os benfiquistas pelos vários títulos perdidos na época passada que Jorge Jesus fez o que fez. Estava nervoso por causa de um jogo difícil, queria agradecer aos adeptos e exagerou, mas valeu a intenção. Isto é aquilo em que acredito. Já agora obrigado ao Cardozo que andou a tentar acalmar os ânimos perto dos polícias. Sim, porque a ele ninguém o quis prender na final da Taça de Portugal no ano passado... E, pelo que fez, até merecia! Quanto a Jorge Jesus, o treinador deve ser chamado à razão, deve ter algum tipo de punição mas, na minha opinião, a suspensão está fora de questão.  

Dito isto, o melhor é resolver esta questão de forma justa para ambas as partes, mas também de uma forma rápida, de preferência, para que o Campeonato português possa continuar e para que se fale da única coisa que interessa no meio de isto tudo: futebol!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Joana Pires 23.09.2013 18:06

    Antes de mais, muito obrigado pelo comentário Alexandra!
    Sim, sei que neste caso falámos do estádio do Vitória, um clube que também tem muitos adeptos e é acarinhado por eles mas não é por isso que deixa de ser possível para outros clubes festejarem lá. Para além disso, este não era um jogo com grande perigo no que ao confronto de adeptos diz respeito, normalmente Guimarães é um território bastante calmo, daí uma parte do meu espanto.
    Mais uma vez obrigado pelo comentário!

  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.