Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Na semana passada aproveitei a comemoração do 25 de Abril para agradecer o facto de existir Liberdade de expressão, informação e imprensa em Portugal. Aproveito o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa para reafirmar o agradecimento. No entanto, hoje quero destacar o facto de Portugal ter subido cinco lugares no índice de Liberdade de Imprensa divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Finalmente estamos a subir numa lista e não foi necessário que esta mencionasse dívidas, impostos cobrados ou desemprego, por exemplo, o que é de assinalar e louvar!
Pode consultar a lista com os resultados da análise a 179 países e que é liderada pela Finlândia na página dos Repórteres Sem Fronteiras. Nesta página irá também encontrar a lista com os nomes daqueles que a RSF considera serem os maiores "predadores da liberdade de imprensa" no mundo. Alguns deles tiveram até direito a cartazes expalhados por Paris para não serem esquecidos e servindo de exemplo como é o caso de Vladimir Putin ou Kim Jung-Un (na imagem em baixo).
O jornal Público publicou na sua página um vídeo da colagem dos cartazes que pode ser visto aqui.
A euronews emitiu duas peças interessantes acerca deste assunto: "Dia Mundial da Liberdade de Imprensa" e "Liberdade de imprensa: vítimas e predadores de 2013".