Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

A melhor cover de 2015

A melhor cover de 2015 não é de uma música lançada este ano e nem precisava ser. Não há critérios pré-definidos - além da cover ser produzida em 2015 - e a música até podia ser dos anos 20. Interessava é que estivese cá uma publicação dedicada à versão que se destacou este ano, porque é já uma tradição do Few days on land, quando chegámos aos últimos momentos do ano. Tenho escrito sobre várias versões de músicas ao longo do ano, mas este post é especial.

 

Havia algumas versões que importava destacar, entre as quais a cover de 'I Sat by The Ocean', dos Queens of the Stone Age, pela soberba banda criada pelo genial Mark Ronson ou a interpretação de 'People Have The Power' (Patti Smith) pelos Eagles of Death Metal e os U2, em Paris. A primeira pela incrível junção de talentos e artistas que aprecio e a segunda porque simboliza uma história marcante, um dos momentos de maior impacto mundial em 2015. Ambas são óptimos exemplos de que as músicas se podem reinventar sem que os artistas a quem a canção pertence originalmente percam o prestígio de ter criado uma composição extraordinária. 

 

A melhor cover de 2015 chega-nos através de duas irmãs, Lennon & Maisy, com vozes angelicais. A irmã mais nova chega a ser incrível tanto a solo como nas harmonias, mas ambas têm um estilo muito cool e transformaram completamente 'Boom Clap' de Charli XCX. A música é bastante conhecida e passava praticamente a toda a hora em algumas rádios portuguesas, o que faz com que pelo menos o refrão estejamos preparados para cantar em coro. Estas irmãs lembram-me as cantorias que eu e a minha irmã fazemos, só que elas têm um talento natural para a música, nós só estragámos canções. Nunca cantámos a 'Boom Clap' mas tenho a impressão que não ia soar nada próximo disto. Ia ficar bem distante até. Lennon & Maisy trouxeram mais e simplicidade à canção. Era evidente que esta música preicsava disso e eu aprecio muito esta versão ser "só isto". Elas, em pé, a cantar, a bater palmas, sempre serenas e como são loiras parecem dois anjinhos. Já falei das harmonias?! Excelentes! Gostei e tive de partilhar convosco. 

 

 

Esta música integrou a banda sonora do filme The Fault In Our Stars, uma adaptação de um livro de John Green com o mesmo nome. O livo catapultou o autor para a fama mundial, trazendo-lhe a popularidade que alcançou depois o filme. Só isso já seria razão suficiente para o sucesso de todos os aspectos que rodeiam este filme junto dos seguidores do autor e das camadas mais jovens, um pouco por todo o mundo. Mas o original de 'Boom Clap' deixa a desejar, na minha opinião. O sucesso da música fala por si mesmo e é perceptível que há mais pessoas a considerar o contrário. Na versão original gosto do refrão, pop puro, bastante melódico e de ritmo marcado. Nota-se menos os graves fraquinhos de Charli XCX que pautam os momentos intermédios e mais calmos da canção.

 

E vocês... Têm preferência por alguma versão que ouviram em 2015?