Atenção: estas cinco vistas sobre Paris podem fazer-vos fugir de casa (quem vive na cidade inclusive)
Paris é incrível. Quando ainda estamos no avião é o delírio só de saber que estamos a chegar. No momento em que finalmente aterramos e começamos a conhecer a cidade ficamos apaixonados por todos os pormenores, por mais insignificantes que possam parecer. Mas assim que vemos a cidade de um ponto suficientemente alto que permita avistar os principais ex-líbris da cidade, vivemos momentos de cortar a respiração (no avião pouco dá para distinguir, não é a mesma coisa). Não aconselho estas 5 vistas sobre a cidade a ninguém, que é como quem diz que não serão tão felizes em Paris se não as apreciarem.
Tour Eiffel, se quer ver a cidade de uma ponta à outra e não sofre de acrofobia
Paris é bonito de ver, não há dúvida. Quando se pensa em Paris, pensa-se automaticamente em ver a Tour Eiffel, ao vivo e a cores. Eu sabia que ia vê-la, mas nunca imaginei ficar tão impressionada com o monumento, com a viagem de elevador e com a vista sobre a cidade. Adoro. Espero um dia ter a oportunidade de rever esta lindíssima paisagem.
- Vista do 2.º andar
- Vista do 3.º andar
Tour Eiffel, o efeito noturno
A Tour Eiffel tem uma lindíssima vista, mas também é ela um monumento digno de registo. É impossível não referir o espectáculo de luzes que é exibido todas as noites. Começa às 22 horas e consiste na iluminação total da Torre, qual iluminação de Natal, com luzes brancas que piscam initerruptamente durante 5 minutos. É um dos momentos mais esperados do dia, sendo que há várias pessoas a ficar até essa hora no Jardin du Champ-de-Mars e nos Jardins du Trocadéro para não perderem a impressionante exibição que deixa qualquer um completamente embevecido. O pôr-do-sol é igualmente breathtaking.
Cathédrale Notre-Dame de Paris, as gárgulas à espreita
O interior desta catedral é o mais bonito interior de uma capela que já vi. Ainda nem acredito que vi tanta arte num local só. Sou fã de vitrais e fiquei absolutamente encantada. Arte, na sua mais pura essência, não pode dizer-se mais do que isto e só isto é o maior elogio que lhe poderia fazer. Uma impressionante construção, com uma vista igualmente lindíssima. Não sei se são as gárgulas e a forma como olham a cidade, mas penso que todo o cenário nos preenche o imaginário. Todos nós lembramos os desenhos animados da infância, ao mesmo tempo que tentámos compreender quem poderia arquitectar algo assim tão assombroso. Incrível!
Basilique du Sacré Coeur, a religiosidade e o esplendor
Parece uma pequena basílica, lá ao longe, quando ainda estámos afastados. Muda o espaço e a dimensão com a aproximação e este, mais um dos grandes ex-líbris da cidade, é local que já se previa deslumbrante. No final das contas, que também se fazem nestas viagens, percebemos que deslumbrante é fraquinho. Majestoso é capaz de descrever melhor e, ainda, não é um elogio suficientemente para falar de tão ilustre lugar deste mundo. Tem Paris ao pés, pois claro!
La Seine, a beleza de um não tão simples rio
Não percebem como é que ainda fico impressionada não é? Mas fico. É um simples rio? Para muita gente até é capaz de ser. Toda a vida vivi em cidades com rios, portanto não devia ser marcante olhar e ver ali um curso de água a seguir o seu caminho. Mas que querem? Isto deixa-me comovida. São paisagens tão enternecedoras, de tão simples serem. E eu gosto muito disso.
Please, take me back to Paris!!