Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

Estas bandas podiam ser portuguesas... Mas não são!

 

AQUILO

 

Pelo nome da banda, os Aquilo podiam ser portugueses. Mas não são. Este duo musical composto por Tom Higham e Ben Fletcher é antes de Silverdale, uma vila de Lancaster, no Reino Unido. Podemos considerá-los músicos de diferentes estilos: enquanto os membros da banda se incluem no estilo electrónico, alguns críticos musicais definem-nos como uma banda indie/alternativa e outros como um duo electro pop. Têm como influências James Blake, Chet Faker, Norah Jones, M83, The xx, Bonobo, London Grammar, Fink, Foals, Bon Iver, Mount Kimbie. E com boas influências como as destes jovens, só podemos esperar boa música, tal como esta «Calling Me» que aqui vos deixo. Esta é uma versão ao vivo, que é resultado da actuação do duo no Festival Glastonbury, em Junho deste ano - onde actuaram já com um EP homónimo lançado (Março 2014).

 

P.S.Mesmo depois de ler umas quantas entrevistas e críticas sobre esta banda e a sua formação não consegui descobrir a origem do nome, por isso se alguém souber, por favor, diga nos comentários!

 

 

 

PORTUGAL. THE MAN

 

Se foi fácil escolher os Aquilo para esta publicação pela referência ao português ser muito clara, a escolha dos Portugal. The Man para integrarem a mesma lista torna-se ainda mais óbvia, ou não fosse o nome do nosso país o porta-estandarte do nome deles. Não são portugueses, avisei logo no título, mas podiam ser. John Gourley (co-fundador, guitarrista e vocalista), Zach Carothers (baixo), Ryan Neighbors (teclado) and Jason Sechrist (bateria) são hoje os músicos da banda que se formou, em 2004, e que nos chega directamente  (imagine-se!) do Alaska, nos Estados Unidos da América. Ao EP «Under Waves of the Brown Coat» lançado em 2005 e ao CD «Waiter: "You Vultures!"» de 2006 já se seguiram mais 4 EPs e 6 CDs da banda que é um bocado rock, um bocado pop, um bocado indie, um bocado psicadélica e que vai misturando todos estes estilos ao mesmo tempo. Num vídeo (que podem ver aqui)  os membros da banda afirmam que o "The Man" é um alter-ego, que está ligado a David Bowie. Quanto ao país escolhido eles referem que para eles um país é como um indivíduo no mundo, formado por um grupo de pessoas, que têm a sua própria voz, e que o nome do nosso país  surgiu enquanto pensavam nisso. Um grande elogio para o nosso cantinho à beira-mar plantado!

"Portugal pretty much sounded the best, but it’s a really beautiful place and I’m really glad we picked it. The people do have a lot of pride in their country and it’s not something you find all the time anymore”, disse John Gourley, vocalista e guitarrista da banda, numa entrevista.

Deixo-vos a música «Creep In A T-Shirt» - do mais recente álbum da banda «Evil Friends» - que ouvi no Canal 180 quando os Portugal. The Man foram a banda do dia.