Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

Ir a Paris e não comer os melhores macarons do mundo é como ir a Roma e não ver o Papa

Em Maio escrevi-vos a falar dos macarons da Arcádia, que adoro e julgava serem os melhores do mundo. Não são mas não estão assim tão longe disso. Mas, e como diz o título desta publicação, ir a Paris e não comer os melhores macarons do Mundo era como ir a Roma e vir de lá sem ver o Papa. Porque é uma expectativa que existe, ninguém nega e se não fossem um pequeno pedacinho de céu, não ficaríamos contentes.

 

O problema é que são e se não existirem travões económicos na vossa vida, será muito complicado parar de comer estes pequenos doces. Sim, travões económicos. É que cada um destes lindos e coloridos bolinhos custa 2 euros, porque é em Paris e porque são da Ladurée. Aquilo em Portugal era coisa para custar 1 euro, como os da Arcádia, e assim podíamos comer mais uns quantos. Dividir, caros leitores, nunca a palavra fez tanto sentido. Façam como eu e como a minha irmã, escolham uns quantos sabores, dividam e assim conseguem estabelecer uma pequena lista de favoritos. Não faltam opções (outro problema) e são todas muito pouco boas (ironia gente!)

 

                  IMG_5290.JPG     IMG_5292.JPG

 

Mais de 150 anos de experiência fazem a Ladurée ser a mais procurada e conceituada loja de macarons de Paris, mas por toda a cidade podem encontrar pastelarias com este pequeno bolinho, opções mais económicas mas não tão boas, nem com tão bom aspecto. Na minha opinião devia ser considerado crime não ir à Ladurée mais próxima fazer estragos na dieta do dia-a-dia (para quem estiver). Repito: esta é a opinião de alguém que não se importa muito com isso.

 

IMG_5299.JPG

 

IMG_5291.JPG

 

E se fosse só macarons nem precisávamos de preocupar-nos muito. O problema é que há bolos, de vários tipos e feitios, com cores que chamam por nós e com desenhos fofinhos que derretem o nosso coração da mesma forma que o açucar dos macarons derrete na nossa boca. Aliás, ainda os macarons estão a derreter e nós já pensámos em qual será o bolo que vamos escolher para levar para casa. Ganhámos juízo e não levámos nenhum, até porque são caríssimos. Espero que os funcionários tenham decorado a data do meu aniversário e o local para onde podiam enviar um 'bolito' destes. Claro que não dei esse tipo de informação, mas uma pessoa fica sempre a pensar que talvez eles até enviassem qualquer coisinha!

 

              IMG_5312.JPG  IMG_5325.JPG

 

              IMG_5313.JPG  IMG_5315.JPG

 

macarons_laduree (5).JPG

 

Na loja da Avenida dos Champs-Élysées a fila é grande e o tempo de espera ronda os 20 a 30 minutos. Na loja de Saint-Germain-Des-Prés, perto da Catedral de Notre-Dame, circula-se bastante bem e o tempo de espera não é superior a 10 minutos. Esta diferença entre as duas lojas que visitei é explicada por razões lógicas: quanto menos turístico for o local onde se situa a loja, mais fácil será pedir e comer os macarons. A loja dos Champs-Élysées também é mais encantadora: tem pinturas, uma escadaria e um ar muito bonito de pequeno palacete cujos pormenores procuramos contemplar enquanto 20/30 pessoas fazem o mesmo. É uma loja sempre a abarrotar.  

 

             macarons_laduree (21).JPG  macarons_laduree (12).JPG

 

             macarons_laduree (20).JPG  macarons_laduree (19).JPG

 

Agora os ditos macarons. Existem 20 sabores diferentes que se distinguem pelas cores, embora alguns sejam semelhantes - é o caso dos sabores de tudo o que seja frutos vermelhos. Os sabores são: limão, rosa, pistachio, flor de laranjeira, café, chocolate, framboesa, pêssego, banana e chocolate, baunilha, caramelo, cereja e amêndoa, frutos vermelhos, caramelo flor de sal, cereja, chá, liquorice, yuzu ginger, Marie-Antoinette Tea, strawberry candy guimauve - estes últimos em inglês porque alguns nomes são difíceis ou mesmo impossíveis de traduzir.

 

             macarons_laduree (9).JPG  macarons_laduree (10).JPG

 

             macarons_laduree (11).JPG  macarons_laduree (15).JPG

                                                                                                                                                                                                          macarons_laduree (17).JPG

 

    

 

Provei macarons de framboesa, chocolate, cereja, Yuzu Ginger, banana e chocolate, frutos vermelhos e caramelo com flor de sal. O meu favorito é o de framboesa, com o pódio a ser fechado pelo de caramelo e pelo de banana e chocolate. Mas todos eles são divinais, como quem conhece bem estas lojas tão bem me disse que seriam.

 

macarons_laduree (14).JPG

 

 

macarons_laduree (18).JPG

 

 

macarons_laduree (13).JPG

 

 

macarons_laduree (16).JPG

 

macarons_laduree (22).JPG

 

E por vocês, estes pequenos bolos estão aprovados?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.