Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

Nome de Código: BANKS

Chama-se Jillian Banks mas a música trata-a por BANKS. Aos 26 anos apresenta-se como uma estrela em ascenção com o mundo a acordar para um talento evidente. Nascida em Los Angeles, Califórnia, Jillian começou a cantar e a escrever as suas próprias canções para combater a depressão, aos 15 anos. Por essa razão, manteve a sua identidade um mistério sempre que lançava uma nova música no início da carreira.

stereogum.jpg" I just felt really helpless—I didn't know how to put anything

I was feeling into words, and I was really confused, and

I felt like nobody would hear me, but I didn't even know what to say.

 

Segundo a própria, as suas criações musicais expressam o medo e a solidão que sentiu. Eu diria que isso é notório, tanto nas melodias como nas letras. De facto, o seu indie pop, com apontamentos R&B e electronic pop, não aponta o caminho da alegria e das danças comemorativas. É antes contemplativo, mais comedido. Embora as melodias estejam dotadas de um groove que nos permite dançar, essa seria uma dança muito reflectiva, uma dança isolada. E é assim que a cantora se mostra nos vídeos: sozinha, com danças minimalistas, apostando numa imagem mais dark mas, ao mesmo tempo, deixando evidenciar que a personalidade e a imagem se contrapõem com uma voz doce, vulnerável, que mostra uma espantosa capacidade de se afirmar neste registo.

Banks assume o gosto pelas músicas e pelo percurso de Lauryn Hill e Tracy Chapman, a quem atribui as responsabilidades quanto às inspirações mais soul das suas criações. A cantora americana considera que ambas as artista deixaram uma marca indelével no panorama musical, de tal forma que sempre que alguém ouve Lauryn ou Tracy cantar reconhece imediatamente as interpretes. Banks assume também a inspiração no trabalho e percurso musical de Fiona Apple, Katy Perry, Jessie Ware e Lily Allen. O certo é que conseguiu criar um estilo diferente.

hypetrak.jpgLançou um LP, 'London', em Setembro de 2013, com a sua editoranos EUA: Harvest (a Good Years é a editora no Reino Unido/Europa). 'Goddess', o seu álbum de estreia, foi lançado no dia 8 de Setembro de 2014. «Waiting Game», «Brain», «Beggin For Thread», «Change» e «This Is What It Feels Like» são algumas das músicas mais conhecidas. O álbum é um sucesso na Europa, com várias músicas a marcar presença em alguns dos principais tops musicais europeus, mas o sucesso espalhou-se um pouco por todo o mundo.  Entre os anos de 2013 e 2014, fez parte da lista do BBC Sound of 2014, que todos os anos destaca novos artistas a ouvir com atenção - Banks aparecia em terceiro lugar. Foi também nomeada para a lista The MTV Brand New For 2014.

A artista, que já falou em diversas entrevistas sobre o facto de não ter qualquer rede social pessoal divulga, no entanto, na página oficial  do Facebook enquanto artista - que é gerida pelo seu agente - o número de telefone com o convite "If you ever want to talk…". Sim, é o número verdadeiro! Ao que parece ela atende e responde a todas as chamadas e mensagens. Eu cá acho difícil agora que alcançou sucesso intercontinental e está em tour... Mas não há nada como tentarem!

 A música 5 estrelas

A música mais conhecida

Um cover fenomenal

billboard.jpg

Redes Sociais da BANKS:

Facebook

Twitter

Youtube

Soundcloud

e o site oficial da artista.

 

As imagens desta publicação foram retiradas de: 1) Stereogum; 2) Hypetrack; 3) Billboard.

 

2 comentários

Comentar post