Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Few days on land

Um retrato do dia-a-dia de uma jovem de viagens quase sempre musicais e nem sempre coloridas.

Nome de Código: Husky

Se me perguntarem o que ando a ouvir e eu responder "husky" provavelmente a primeira coisa que irão pensar é que em vez de andar a ouvir música, ouço latidos de cães de porte médio, pêlo branco (às vezes pintalgado de castanho ou preto) e de olhos azuis. Mas, na verdade, o que ando a ouvir é uma banda australiana que conjuga da melhor forma o indie, o folk e o rock nas suas criações musicais. Husky Gawenda (vocalista/guitarrista), Gideon Preiss (teclados), Evan Tweedie (baixista), Luke Collins (baterista entretanto substituído por Arron Light, embora este não faça parte do núcleo "duro" da banda actualmente) nasceram e cresceram em Melbourne onde, em 2008, acabaram por renascer enquanto Husky

hetakesphotos.jpg

“It took a lot of will power to start singing my own songs

in front of anybody, but I was determined to do it,

because I always had the dream of playing music as my way of life.”

Husky Gawenda

 

  

A banda tem como editora a Sub Pop Records, conhecida internacionalmente como a primeira editora dos Nirvana, desde 2011. O álbum de estreia, Forever So, foi lançado em Julho de 2012 e era composto por 13 canções originais. Hoje é o dia do lançamento do segundo disco, Rucker's Hill, que acrescenta mais 13 canções ao registo dos Husky, com «I'm Not Coming Back» a liderar a lista de singles. Para a composição das suas músicas, os membros da banda inspiram-se em músicos como Neil Young, Beach Boys, Crosby Stills & Nash, Bob Dylan, The Doors, Leonard Cohen e Tame Impala. Já fizeram a primeira parte de concertos de artistas como Devendra Banhart, ou Gotye, para nomear alguns. 

Descritos pela Sub Pop Records como músicos dotados de "timbres quentes e acústicos", os Husky assumem ser preocupados com "as melodias, as harmonias, as texturas e o poder da palavra". Da parte que me diz respeito, destaco as harmonias - são com toda a certeza das melhores que ouvi nos últimos tempos e como já devem ter percebido ouço muita música, de diferentes estilos, sempre que posso. Gosto também das guitarras simples e do estilo soft ora preocupado, ora despreocupado. 

116262.jpg

Curiosidade: O vocalista, Husky Gawenda, ganhou o APRA PDA Music Awards (Australian Perfoming Right Association - Professional Development Awards) na categoria Pop contemporâneo, em 2013. Este prémio reconhece o talento dos melhores cantautores australianos. Esteve também nomeado na categoria Best National Songwriter do mesmo prémio, em 2012 - ano em que os Husky foram reconhecidos pela estação de rádio online Triple J com o prémio "Unearthed" New Music Award.

 

5 Estrelas

As melhores versões acústicas

 

musicfeeds.jpg

Redes Sociais dos Husky:

Facebook

Twitter

Instagram

Youtube

Soundcloud

E o site oficial da banda

 

As fotografias foram retiradas de: 1) Alain Bouvier Photographer; 2)  Riot House Publicity; 3) Music Feeds.